Eletrica Residencial Interruptores

Olá amigos aqui e o Felipe Vieira e abaixo veremos os modos para fazer a instalações dos interruptores para a sua residencia ou apartamento segue os esquemas abaixo.


Nesse primeiro esquema e para ligar uma lampada a partir de um interruptor do tipo simples cuja a tensão da sua rede seja 127 Volts entre Neutro e Fase.


Nesse segundo esquema e para ligar uma lampada a partir de um interruptor simples cuja a tensão de rede seja 220V entre Fase e Fase caso não haja neutro no seu sistema de alimentação.


Nesse terceiro esquema e para ligar varias lampadas no mesmo circuito de 1 interruptor simples em 220V, para 127V apenas muda se a fase que esta indo direto as lampadas por Neutro.


Nesse quarto esquema e para acionamento de lampada por interruptor bipolar onde se passa as 2 fases pelo interruptor para depois ir ate a lampada, ideal para instalações onde se encontrara um numero maior de lampadas em paralelo e queira interromper o circuito a partir do interruptor afim de evitar choques elétricos ao eletricista no momento da manutenção.


Nesse quinto esquema é a ligação de 2 interruptores paralelos que serve para acionar a mesma lampada em 2 pontas diferente ideal para corredores e escadas, você pode acender para subir a escada e no final pode apagar sua lampada assim vice e versa.


Nesse sexto esquema é a ligação de 2 interruptores paralelos + 1 interruptor intermediário que serve para acionar a lampada por mais de 2 pontos diferentes, se você utilizar mais 3 interruptores intermediários por exemplo poderá ligar a mesma lampada em 5 pontos diferentes, imagine um corredor muito comprido você andaria por ele ligando e desligando as lampadas por qualquer ponto.






20 comentários:

  1. Obrigado a sua disposição de ajudar as pessoas assim! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado Carlos Henrique seja sempre bem vindo!

      Excluir
  3. Nesse segundo esquema de para ligar uma lâmpada
    a partir de um interruptor simples cuja a tensão de rede seja 220V entre Fase e Fase não seria perigoso deixar uma fase na lâmpada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim mas muita gente continua fazendo isso, o ideal para essa situação e usar o terceiro esquema com interruptor bipolar afim de eliminar as 2 fases.

      Excluir
    2. Exatamente deixei apenas como opção simplesmente para mostrar as formas que é possível.

      Excluir
    3. perigoso... por que??? gostaria de instalar assim em minha casa, mas com as duas fases passando por um disjuntor bipolar. me ajudem obrigado

      Excluir
  4. Tensão 220V usa-se FASE E NEUTRO. Se utilizar FASE E FASE dará 380V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da região, amigo. Moro no Pará e aqui a tensão entre fase-fase é 220.

      Excluir
    2. Correto como estamos na região de São Paulo nosso padrão aqui é fase e fase 220V, fase e neutro 127V, também temos entre fase e fase 380V e fase e neutro 220V em sistemas trifásicos 380V. Mas já sei que em varias regiões do brasil n existe 127V em fase e neutro só 220V.

      Excluir
  5. Nesse primeiro esquema vc inverteu as cores da fase e neutro azul está como fase e vermelho como neutro. Fora isso, boa iniciativa parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rogério não entendi, o neutro esta indo direto na lampada cor azul, e o preto fase passa pelo disjuntor e retorna cor vermelho para lampada.

      Excluir
  6. ola, qual disjuntor devo colocar em meu quadro de distribuição de 127 volts um disjuntor termomagnético

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wylares, Depende da corrente elétrica do circuito para você ter uma base. por exemplo, pegue o consumos dos aparelhos que ira ligar na sua rede elétrica, suponhamos que, geladeira 800 watts, cafeteira elétrica 200 watts. Então 1000 watts divida pela tensão de 127V, 1000/127= 7.7 amperes, acrescente 15 % acima do valor nominal do resultado do calculo. então em vez de usar disjuntor de 7.7 Utilize um Disjuntor de 16A. esse e o básico.

      Excluir
  7. Boa noite Felipe! Gostaria de saber se você usa algum aplicativo para desenhar esses circuitos, pois em caso positivo gostaria de usá-lo em minhas aulas. Desde já agradeço a atenção e o parabenizo por seu excelente trabalho. ^^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John uso o PowerPoint msm e so insiro as imagens e faço os traços rsrs e bem simples basta usar a criatividade!

      Excluir
  8. Sensacional amigo! Parabéns pelo excelente trabalho e obrigado por disponibilizar conosco.

    ResponderExcluir
  9. VÇ sabe muito, estou começando na como eletricista, e isto me ajudou, mas poste um ligação de ventilador 220v e 127v, por favor, obrigado

    ResponderExcluir

Comente deixe sua dúvida ou sugestão em breve estaremos respondendo. Equipe Ensinando Elétrica

About

O Blog Ensinando Elétrica é de autoria de Felipe Vieira, eletrotécnico apaixonado por sua profissão. Dedica boa parte do seu tempo a repassar conteúdo de elétrica aos seus seguidores, artigos novos toda semana as terças e sexta feiras.

Curso 100% Online

Curso 100% Online
Aprenda Comandos Elétricos e receba seu certificado de conclusão.