Elétrica Residencial Tomadas - Ensinando Elétrica | Dicas e soluções em eletricidade

Populares

Ensinando Elétrica  | Dicas e soluções em eletricidade

Blog dos Eletricistas do Brasil.

gifgifs.com

Post Top Ad

gifgifs.com

Post Top Ad

gifgifs.com

2 de mai de 2016

Elétrica Residencial Tomadas

Olá amigos agora nesse ensinamento vamos dar algumas opções de como você pode ligar sua tomada em sua residencia veja esses 7 exemplos, lembrando que o ideal e sempre utilizar interruptores DR para te proteger contra descargas elétricas (Choque Elétrico).


Nesse primeiro esquema podemos aprender como instalar uma tomada em 127 volts entre fase e neutro, com um disjuntor DR protegendo o circuito.



Nesse segundo esquema podemos aprender como instalar uma tomada em 220 Volts entre fase e fase, a partir de um disjuntor bifásico comum, podendo ser instalada varias tomadas nesse mesmo circuito desde que sua corrente máxima não ultrapasse o limite de Amperes do Disjuntor e a Corrente que sua fiação suporte.



Nesse terceiro esquema ensina como instalar uma tomada em 127 Volts entre fase e neutro a partir de um disjuntor unipolar, assim eliminando a fase que estará indo as tomadas, desde que somente esteja indo direto o neutro que não contem " tensão elétrica ". Caso queira em vez do neutro utilizar uma fase para ter 220 Volts lembre se que a mesma se não passar por um disjuntor ficará sempre mandando tensão elétrica e você poderá tomar choque. Em locais do brasil para se ter 220V utiliza se fase e neutro do seu sistema 380V.



Nesse quarto esquema você pode observar como ligar 2 tomadas na mesma caixinha como exemplo a figura ao lado do diagrama, em tensão de 127 volts fase e neutro. Proteção usada nesse exemplo e um DR.




Nesse quinto esquema você pode observar como ligar o mesmo tipo de tomada acima mas em tensão de 220 volts utilizando um disjuntor bipolar para proteger o circuito.


Nesse sexto esquema você pode aprender como ligar 2 interruptores e uma tomada na mesma caixinha. Utilizando 2 circuitos separados 1 disjuntor bipolar para proteção da rede 220V e um unipolar para o circuito da lampada, aplicação da tensão da tomada esta em 220V e a lampada 127V.
" Cada tecla acende uma determinada lampada em pontos diferentes "


Nesse esquema você pode utilizar a mesma fase passando pelo disjuntor e alimentando o interruptor e a tomada em 127 volts. Ligação de Tomada e Interruptor Simples para Lampadas 127 Volts.



lembre - se sempre de seguir as normas NBR 5410 para uma instalação elétrica segura e correta.


8 comentários:

  1. Respostas
    1. OTIMO TRABALHO FELIPE SEMPRE TE ACOMPANHO, JÀ ADQUERIR SEUS CDS DA COLETANA.
      JÀ TIREI MUITAS DUVIDAS, OTIMO DE + MUITO OBRIGADO POR NOS AJUDAR

      Excluir
  2. Caramba que top, eu acabei de ligar 3 tomadas aqui passei o puxa fio e liguei na caixa do centro da lampada seguindo os esquemas. Obrigada ia chamar o eletricista e tenho certeza que não sairia por menos de 50 reais, Obrigada equipe ensinando eletrica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Leticia, sempre conte com o ensinando eletrica temos otimas dicas.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Valew Alexsandro estamos ai, para o que precisar.

      Excluir
  4. Espetacular! bem simples, fácil entendimento, Parabéns!

    ResponderExcluir

Comente deixe sua dúvida ou sugestão em breve estaremos respondendo. Equipe Ensinando Elétrica

Post Top Ad

gifgifs.com