Elétrica Residencial Tomadas - Ensinando Elétrica | O Blog dos Eletricistas

Ensinando Elétrica | O Blog dos Eletricistas

Blog Nº1 dos Eletricistas do Brasil.

Aprenda Comandos Elétricos do ZERO!!!

gifgifs.com

Post Top Ad

gifgifs.com

Elétrica Residencial Tomadas

Compartilhe isso
Olá amigos agora nesse ensinamento vamos dar algumas opções de como você pode ligar sua tomada em sua residencia veja esses 7 exemplos, lembrando que o ideal e sempre utilizar interruptores DR para te proteger contra descargas elétricas (Choque Elétrico).


Nesse primeiro esquema podemos aprender como instalar uma tomada em 127 volts entre fase e neutro, com um disjuntor DR protegendo o circuito.



Nesse segundo esquema podemos aprender como instalar uma tomada em 220 Volts entre fase e fase, a partir de um disjuntor bifásico comum, podendo ser instalada varias tomadas nesse mesmo circuito desde que sua corrente máxima não ultrapasse o limite de Amperes do Disjuntor e a Corrente que sua fiação suporte.



Nesse terceiro esquema ensina como instalar uma tomada em 127 Volts entre fase e neutro a partir de um disjuntor unipolar, assim eliminando a fase que estará indo as tomadas, desde que somente esteja indo direto o neutro que não contem " tensão elétrica ". Caso queira em vez do neutro utilizar uma fase para ter 220 Volts lembre se que a mesma se não passar por um disjuntor ficará sempre mandando tensão elétrica e você poderá tomar choque. Em locais do brasil para se ter 220V utiliza se fase e neutro do seu sistema 380V.



Nesse quarto esquema você pode observar como ligar 2 tomadas na mesma caixinha como exemplo a figura ao lado do diagrama, em tensão de 127 volts fase e neutro. Proteção usada nesse exemplo e um DR.




Nesse quinto esquema você pode observar como ligar o mesmo tipo de tomada acima mas em tensão de 220 volts utilizando um disjuntor bipolar para proteger o circuito.


Nesse sexto esquema você pode aprender como ligar 2 interruptores e uma tomada na mesma caixinha. Utilizando 2 circuitos separados 1 disjuntor bipolar para proteção da rede 220V e um unipolar para o circuito da lampada, aplicação da tensão da tomada esta em 220V e a lampada 127V.
" Cada tecla acende uma determinada lampada em pontos diferentes "


Nesse esquema você pode utilizar a mesma fase passando pelo disjuntor e alimentando o interruptor e a tomada em 127 volts. Ligação de Tomada e Interruptor Simples para Lampadas 127 Volts.



lembre - se sempre de seguir as normas NBR 5410 para uma instalação elétrica segura e correta.


10 comentários:

  1. Respostas
    1. OTIMO TRABALHO FELIPE SEMPRE TE ACOMPANHO, JÀ ADQUERIR SEUS CDS DA COLETANA.
      JÀ TIREI MUITAS DUVIDAS, OTIMO DE + MUITO OBRIGADO POR NOS AJUDAR

      Excluir
  2. Caramba que top, eu acabei de ligar 3 tomadas aqui passei o puxa fio e liguei na caixa do centro da lampada seguindo os esquemas. Obrigada ia chamar o eletricista e tenho certeza que não sairia por menos de 50 reais, Obrigada equipe ensinando eletrica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Leticia, sempre conte com o ensinando eletrica temos otimas dicas.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Valew Alexsandro estamos ai, para o que precisar.

      Excluir
  4. Espetacular! bem simples, fácil entendimento, Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre bem vindo, ao Blog Ensinando Elétrica.

      Excluir
  5. Só não percebeu que a posição do Neutro na tomada está errada em algumas fotos. Alguns equipamentos não ligam se o neutro estiver em posição errada.

    ResponderExcluir

Comente deixe sua dúvida ou sugestão em breve estaremos respondendo. Equipe Ensinando Elétrica

Post Bottom Ad

gifgifs.com