Motores Monofásicos e seu funcionamento

O motor monofásico, possui apenas um conjunto de bobinas, a alimentação feita é oferecida apenas em uma fase de corrente alternada é, constituído principalmente de um rotor e um estator.


Artigo Publicado por Maria Sabrina Pereira


No Estator, encontramos dois enrolamentos: O principal, que também chamado de enrolamento de serviço, e é confeccionado com fio mais grosso;E o enrolamento auxiliar ou de partida, feito com fio mais fino, que forma um campo magnético defasado do campo produzido pelo enrolamento principal. Daí vem o nome “Fase Auxiliar”.


O Rotor em curto-circuito ou “ Gaiola de Esquilo”É formado por barras de cobre ou alumínio com as extremidades soldadas entre sim através de anéis e colocadas entre chapas de ferro siliciosobrepostas uma a uma e isoladas entre si.


Motor Monofásico de Fase Auxiliar-
Dentre os motores monofásicos, os motores de fase auxiliar são os que possuem maior aplicação. Normalmente são usados em compressores, máquina de lavar roupas, bombas d’água, etc.

Motor sem capacitor
Nos motores de fase auxiliar sem capacitor, o enrolamento auxiliar fica ligado em paralelo com o enrolamento principal durante a partida.
Motor com capacitor
Os motores de fase auxiliar com capacitor possuem o funcionamento semelhante ao sem capacitor, porém tem um capacitor ligado em série com o enrolamento auxiliar. A presença do capacitor torna a partida mais rigorosa, aumentando o conjugado de partida. No enrolamento principal, as bobinas ficam ligadas durante o tempo em que o motor estiver em funcionamento, porém o enrolamento auxiliar, só trabalhará durante a partida. Quando o motor atinge cerca de 80% de sua velocidade nominal, o interruptor automático, também chamado de interruptor centrífugo, desliga o enrolamento auxiliar, e o motor passa a funcionar apenas com o enrolamento principal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente deixe sua dúvida ou sugestão em breve estaremos respondendo. Equipe Ensinando Elétrica

About

O Blog Ensinando Elétrica é de autoria de Felipe Vieira, eletrotécnico apaixonado por sua profissão. Dedica boa parte do seu tempo a repassar conteúdo de elétrica aos seus seguidores, artigos novos toda semana as terças e sexta feiras.

Curso 100% Online

Curso 100% Online
Aprenda Comandos Elétricos e receba seu certificado de conclusão.