Representação dos botões de comando elétrico nos esquemas elétricos

Olá meus amigos tudo bem? espero que sim e no artigo de hoje vamos falar sobre botão de comandos elétricos, sim aqueles para acionar e desacionar maquinas e motores elétricos. Quer receber um Livro de Comandos Elétricos para você se atualizar mais ainda na área? Clique aqui.

Exemplo de botão de acionamento e desacionamento.

Existe uma simbologia variada para os botões, dependendo dos fabricantes. Essa variedade porém, se resume em pequenos detalhes que não prejudicam sua interpretação.

Usaremos aqui a simbologia adotada pela ABNT. Também ficarão esclarecidos outros detalhes que poderão ser encontrados nos projetos de máquinas, equipamentos e catálogos de fabricantes de botões de comando elétrico.

Veja, abaixo, o símbolo básico para a representação dos elementos que compõem os botões de comando elétrico. Os botões de comando elétrico são especificados pela letra b minúscula e um índice numeral que especifica o número de botões existentes nos circuitos de comando elétrico.


Quando o botão é DESLIGA a especificação é b0 (b,índice 0).
Abaixo, exemplos da simbologia adotada pelos fabricantes, que é semelhante à adotada pela ABNT.

Esse tipo de botão é conhecido como botão conjugado onde ao pressionar o mesmo poderá realizar duas ações diferentes.


O símbolo dos botões é também representado com os contatos separadamente.


Há esquemas com identificação dos bornes com os números 1-2, 11-12 ou 21-22, sempre com o final 1,2  para os contatos NF e, 3-4, 13-14 ou 23-24 para os contatos NA sempre o final será 3,4.

Desta forma, temos a representação de um botão – b 1 com um contato normalmente fechado (abridor) e dois contatos normalmente abertos (fechadores).


Os botões de comando elétrico são representados apenas nos diagramas de comandos elétricos, como já vimos em artigos anteriormente. Esses diagramas nos possibilitam a representação das diversas características de ligação, proteção e sinalização do comando elétrico de máquinas, equipamentos, etc.

Exemplo de aplicação: Diagrama de Comando Elétrico com chave disjuntora comandando um motor trifásico com acionamento LIGAR/DESLIGAR na máquina e DESLIGAR à distância da mesma, pelo acionamento de um botão de comando elétrico.
Ex.1 – O diagrama de comando nos mostra que, para colocar a chave disjuntora em condições de manobra, o operador aciona o botão b 1 alimentando a bobina de mínima tensão; para ligar o
motor da máquina, ele deverá atuar no acionamento da chave disjuntora.

Para desligar o motor sem usar a chave disjuntora, basta retornar o botão b 1 para a posição de repouso.



Ex.2 – O diagrama de comando nos mostra que, para efetuar a ligação do motor da máquina, o operador liga o botão b 1 , alimentando a bobina de mínima tensão e aciona o manípulo da chave disjuntora. Para desligar o motor, sem usar a chave disjuntora, basta retornar o botão b 1 à posição
de repouso.



O diagrama de comando também nos mostra que existe uma lâmpada sinalizadora, ligada entre
as duas fases do comando elétrico e outra sinalizadora,  que  liga ao fecharmos o contato auxiliar (NA) da chave disjuntora. Dessa forma, temos um circuito de comando sinalizado.

Veja agora um esquema montado para acionar um pequeno motor elétrico trifásico, conhecida como chave Magnética Partida Direta, onde nesse diagrama se utiliza os botão NA e NF para seu acionamento e desacionamento.



Bom é isso galera espero que tenham gostado desse artigo sobre botoeiras, até o próximo artigo.

você quer receber um super livro de comandos elétricos 100% original e novíssimo clique aqui.

About

O Blog Ensinando Elétrica é de autoria de Felipe Vieira, eletrotécnico apaixonado por sua profissão. Dedica boa parte do seu tempo a repassar conteúdo de elétrica aos seus seguidores, artigos novos toda semana as terças e sexta feiras.

Curso 100% Online

Curso 100% Online
Aprenda Comandos Elétricos e receba seu certificado de conclusão.