Como instalar alarme de incêndio passo á passo

Share:
Olá amigos tudo bem? aqui quem escreve é Felipe Vieira e vou compartilhar com vocês uma das experiência que tive em instalar uma central de alarme contra incêndio com sensores de fumaça e sirenes com audiovisual. Recentemente também fiz o artigo Como Instalar botoeiras bomba de incêndio. Você pode consultar clicando aqui!


Então que sirva de noção para vocês ver como é o funcionamento e a instalação de um sistema desses, no meu caso utilizamos uma central da marca ASCAEL 24_300 essa da foto abaixo:


Não vou entrar em tantos detalhes sobre essa central, pois o objetivo aqui é mostrar como foi realizado a instalação e como funciona o sistema de endereçamento, no final do artigo deixarei o manual disponível caso queira conhecer mais sobre essa central.

A alimentação dessa central pode ser 127V ou 220V escolhida através de uma chavinha seletora, porem a saída para alimentação dos componentes (sensor de fumaça, botoeira de incêndio) imagens abaixo:

Sensor de Fumaça, ativa a central e dispara as sirenes caso perceba fumaça no ambiente.
Botoeira acionamento da central que irá disparar as sirenes
Bom outro item vai fazer parte desse artigo é a sirene audiovisual, que alem de fazer um barulho muito alto também tem uma luzes piscante.

Sirene AudioVisual é a responsável pelo aviso a todos para deixar o prédio em caso de incêndio.
Bom os itens já estão exposto acima, trabalharemos com a central, botoeiras de incêndio em locais estratégicos e os sensores de fumaça. (Toda a instalação deve ser de acordo com o projeto elaborado por um engenheiro eletricista e precisa ser aprovado pelos bombeiros).

No nosso exemplo aqui no artigo, vamos realizar a simulação para a instalação de 5 sensores de fumaça e 3 botoeiras de incêndio e 3 sirene áudio visual.

Alimentando a Central

Vamos observar a forma de alimentação desse tipo de central, observamos a imagem abaixo:

Alimentação da Placa ASCAEL 24_300
Recomendações dadas pela fabricante: 

A ligação do equipamento na rede elétrica deve ser feita com fiação de 1,5mm, e deve ser instalado um disjuntor devidamente rotulado no quadro de distribuição para a proteção , e permitir a interrupção da alimentação para uma possível manutenção, garantindo assim uma maior segurança na operação e manipulação do equipamento.É imprescindível que o aparelho seja aterrado pelo borne correspondente, assim como a caixa e a tubulação caso esta seja metálica. O sistema de aterramento deve ser exclusivo, não devendo ser aproveitado o terra da concessionária de energia Elétrica.

Vamos observar qual a saída que devemos utilizar para alimentação das sirenes áudio visual, lembre-se o circuito das sirenes devem ser separado da fiação dos sensores de fumaça e botoeiras.


Detalhe interna dos parafusos de ligação da sirene áudio visual:


Dependendo da função que você deseja que a sirene tenha, você levará o circuito composto por 2 fios ou 3 fios, e escolha a configuração desejada. Ou seja apenas sirene (audio) apenas luz (visual) ou ambos (luz e som) conforme exemplo abaixo:


Lembre-se essas sirenes são alimentadas por 24Vcc 24 volts tensão continua + e - não inverta as polaridades.

A ligação das sirenes áudio visual não requer qualquer outro tipo de configuração ou seja dispensa o endereçamento. Então resumindo conforme o nosso exemplo utilizaremos 3 sirenes no nosso exemplo e sua ligação na opção luz+sirene ficará como exemplo abaixo:


Vamos finalizar sobre a ligação das sirenes e agora mostrar como deve ser feito a instalação dos sensores de fumaças, e configurar o endereçamento. Como mencionado acima 5 sensores 

Vai sair da central de um cabo especial próprio para sistemas de incêndio contendo três fios preto negativo, vermelho positivo e azul ou branco para comunicação, esse mesmo cabo vai percorrer toda a tubulação desdo primeiro sensor passando também pelas botoeiras de incêndio e indo até o ultimo ponto seja um um sensor de fumaça ou uma botoeira de incêndio.

Para entender melhor observem a ilustração abaixo:



No nosso exemplo vamos escolher a opção ligação paralela e não ligação em série como também da para fazer, veja o detalhe abaixo:


Escolhendo a opção paralelo no nosso exemplo ficará assim como exemplo abaixo: sai os 3 fios da central e passa pelos sensores de fumaça:


Realizando a ligação de acordo com a opção paralelo vermelho no borne L+ do sensor preto no borne L- do sensor e azul no borne comum. Veja o detalhe:


Bom como vocês podem ter observado no esquema acima, pode ser que no caminho tenha as botoeiras de incêndio também certo, você vai fazer a ligação nesse mesmo cabo do sensor da fumaça sem inverter as polaridades e ligue nos bornes correspondente conforme exemplo abaixo:


Fio positivo no borne L+ e negativo no L- e branco ou azul no borne C, você faz isso nas três botoeiras de incêndio que você instalar. Agora vamos falar de endereçamento e entender como funciona. Primeiro vamos ver de uma forma ampla como ficou nosso exemplo: 5 sensores de fumaça 3 botoeira de incêndio e 3 sirene áudio visual. Resumindo podemos dizer que a ordem tenha ficado dessa forma.



Agora cada componente, digo os sensores de fumaças e botoeira possuem chavetas de endereçamento veja o detalhe abaixo:


Também as botoeiras de incêndio, veja imagem abaixo:


Como funciona o endereçamento, você tem que endereçar cada dispositivo usando a formula abaixo:


Para você não se enrolar faça um mapa das posições dos dispositivos espalhado pela construção e numere na ordem se possível na sequencia por onde percorre a fiação. Por exemplo:


Bom após ter realizado todos os endereçamento é hora de ligar a central e testar as sirenes e com um imã você pode testar os sensores de fumaça se tudo ocorrer bem na central acusará sistema OK.


Essa central possui varias configurações interessante. Consulte o manual para ver todos os detalhes técnicos.

Fico por aqui galera espero que tenham gostado do artigo. Forte Abraço! Felipe Vieira, lembrando que no trabalho que fizemos tinha 87 sensores de fumaça e 6 botoeiras de incêndio é um trabalho bem minucioso e não aceita erros, boa sorte!

Nenhum comentário

Comente deixe sua dúvida ou sugestão em breve estaremos respondendo. Equipe Ensinando Elétrica