Livro Comandos Elétricos - Teoria e Atividades

➧ O livro comandos elétricos - teoria e atividade, é o mais solicitado pelos estudantes e eletricistas que visitam o blog ensinando elétrica.


➧ Desdo seu lançamento aqui no Blog, já foram solicitado 628 exemplares, sim esse livro é show de bola e com certeza recomendo a todos que queriam aprender e se atualizar em comandos elétricos, nada como um bom livro e uma boa leitura para nos atualizar profissionalmente em nossa profissão.


➧ Ainda temos muitos livros em nosso estoque, você pode solicitar seu exemplar agora mesmo pelo link abaixo, o envio é imediato.



Detalhe, esse livro vai te proporcionar uma experiência diferente em comandos elétricos pois a maioria dos ensinamentos nenhuma escola tem ensinado o que esse livro ensina. VALE A PENA!!


➧ Solicite seu exemplar do Livro Comandos Elétricos Teoria e Atividades, o envio é garantido acesse e escolha as opções.

Compre esse livro por apenas R$109.90 clicando abaixo!

➢Importante, após a compra verifique seu e-mail você receberá um super bônus em…

Você sabe o que é Contator?

Contatores

São dispositivos de manobra mecânica, acionado eletromagneticamente, construídos para uma elevada freqüência de operação, e cujo arco elétrico é extinto no ar, sem afetar o seu funcionamento.
(foto de um contator de potência trifásico)


Ads:


Como pode ser observado na figura abaixo, o contator consiste basicamente de um núcleo magnético (bipartido, uma parte móvel e a outra fixa) e uma bobina que quando alimentada por um circuito elétrico, forma um campo magnético que, concentrando-se na parte fixa do núcleo, atrai a parte móvel.

Quando não circula corrente pela bobina de excitação essa parte do núcleo é repelida por ação de molas. Contatos elétricos são distribuídos solidariamente a esta parte móvel do núcleo, constituindo um conjunto de contatos móveis. Solidário a carcaça do contator existe um conjunto de contatos fixos. Cada jogo de contatos fixos e móveis podem ser do tipo Normalmente
aberto (NA), ou normalmente fechados (NF).


Ads:


Os contatores podem ser classificados como: Contatores de Potência ou Contatores Auxiliares. De forma simples pode-se afirmar que os contatores auxiliares tem os seus contatos dimensionados para corrente máxima de aproximadamente 6A e possuem de 4 a 8 contatos, podendo chegar a 12 contatos.


Os contatores de potência são para correntes máximas de até 600 A aproximadamente. De uma maneira geral possuem 3 contatos principais do tipo NA, para manobra de cargas trifásicas e podem dispor também, de contatos auxiliares acoplados.

Um fator importante a ser observando no uso dos contatores são as faíscas produzidas pelo impacto, durante a comutação dos contatos. Isso promove o desgaste natural dos mesmos, além de consistir em riscos a saúde humana.

A intensidade das faíscas pode se agravar em ambientes úmidos e também com a intensidade de corrente elétrica circulando no painel.

Ads:


Dessa forma foram aplicadas diferentes formas de proteção, resultando em uma classificação destes elementos. Basicamente existem 4 categorias de emprego de contatores principais:

a) AC1: é aplicada em cargas ôhmicas ou pouco indutivas, como aquecedores e
fornos a resistência.

b) AC2: é para acionamento de motores de indução com rotor bobinado.

c) AC3: é aplicação de motores com rotor de gaiola em cargas normais como
bombas, ventiladores e compressores.

d) AC4: é para manobras pesadas, como acionar o motor de indução em plena carga,
reversão em plena marcha e operação intermitente.

Recomendamos:

Comentários

Postar um comentário

Os comentários acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Blog Ensinando Elétrica.