Comando para comutação de motobombas reservatório de água.

Share:
Olá amigos, no artigo de hoje vamos mostrar como fazer um sistema de comando onde duas bombas de água trabalhe de modo intercalado.

Na imagem abaixo, há um sistema de reservatório com duas motobombas para esse exemplo, vamos observar: * você pode clicar na imagem para ver com uma maior qualidade.


No exemplo acima temos 2 reservatórios, o principal e o de distribuição, então as bombas M1 e M2 tem a função de mandar água sempre que o reservatório de distribuição precisar, ele é controlado pela boia BS "boia superior" e o reservatório principal, controlado pela boia BI "boia inferior".

Ads:


A função de BS é informar quando a caixa precisa de água, abaixando a boia ligando o motor para o sistema encher novamente, quando seu nível subir a boia BS desliga o sistema.

A função de BI é impedir que as motobombas ligue caso a caixa principal esteja vazia, impedindo que os motores possa vir a queimar. Esse será um exercício bem básico OK.

Também termos a função manual, que será possível acionar as bombas através de botoeiras. Que pode ser escolhido por uma seletora, virando para a posição manual, assim pode ser acionado as bombas através da botoeira B1 e a botoeira B0 é para desligar.

Mas o mais legal desse sistema de comando é o modo em que trabalha os motores de forma intercalada, ou seja na primeira vez aciona-se M1 na próxima partida não será M1 e sim M2.

Vamos observar o circuito de comando para este sistema:


Clique para aumentar
No diagrama, podemos observar o sistema para o modo manual, e pelo modo automático, temos também sinalizadores de motor ligado para ambos os motores e motor desligado.

Ads:


Veja o vídeo desse exemplo em simulação para uma melhor compreensão.


Bom amigos é isso ai se vocês gostaram desse artigo, coloquem a mão na massa, baixe já o CADe SIMU 3.0 para realizar esse exercício é bem legal.

Recomendamos: