Adicional de Periculosidade

Para que serve o CABO do tipo PP?

Olá amigos no artigo de hoje vamos falar sobre o cabo PP e onde é mais comum a sua utilização.


Há alguns componentes ou materiais usados em instalações elétricas que muitas vezes nem conhecemos ou não sabemos absolutamente nada sobre a sua utilização nem mesmo sobre em quais tipos de instalações elétricas ele é utilizado.

Você sabe o que é um cabo PP?

Sabe quem vai nos dizer o que é e quais os tipos de instalações nas quais poderemos usar um cabo PP? Nós do Blog Ensinando Elétrica!!

CABO PP 3x16mm

O cabo tem esse nome por possuir duas capas de PVC, um dentro da outra. É utilizado em conexões elétricas de eletrodomésticos, quadros de força e no mercado automotivo, como em lanternas, chicotes etc. É ideal para as ligações de aparelhos elétricos, como os eletrodomésticos, ferramentas motorizadas e também equipamentos que requerem cabos com bastante resistência e flexibilidade.


De forma geral, qualquer cabo multipolar, com dupla isolação, é chamado de cabo PP – é um cabo que possui duas ou mais pontas em apenas uma. Esse tipo de cabo tem isolação extra, garantindo mais segurança e uma aplicabilidade maior em ambientes externos ou ambientes abertos.

O que é cabo PP e para que serve?

Utilização do cabo PP em ambientes industriais


Bastante utilizados em ambientes industriais, por facilitaram a instalação de algumas máquinas grandes, que precisam de vários cabos, como motores, fresas e tornos. São amplamente utilizados também em circuitos de comandos elétricos.

Utilização do cabo PP em ambientes residenciais

Como já dito anteriormente, são utilizados em eletrodomésticos e eletrônicos, como televisores, computadores, ventiladores e outros.


Uma novidade é o uso do cabo PP em decoração, como parte de peças de decoração como luminárias pendentes, abajures ou luminárias de mesa – por esse motivos, os cabos começaram a ser disponibilizados em várias cores, possibilitando uma grande diversificação na decoração.

Outra utilização do cabo PP é como cabo de potência para caixas de som, isso porque são resistentes, duráveis, podem ficar expostos em ambientes externos e são fáceis de instalar e de remover.

Veja algumas das vantagens do uso do cabo PP:

Muita resistência física, principalmente para aplicações que exigem grande variações térmicas, trepidação, instabilidade mecânica, agitação e outros tipos de desgastes.
  • Possui flexibilidade ideal em aplicações como cobrir resistências elétricas diversas.
  • Muita resistência química, recomendável para uma grande diversidade de produtos químicos, por ser um material inerte.
  • Muita resistência térmica, pois suporta elevadas temperaturas, o que o torna ideal para trabalhos que exijam essa capacidade.
  • Robustez e durabilidade, o que acaba evitando gastos frequentes e desnecessários com reparos.
  • Facilidade de operação.
  • Possui acabamento seguro.
Agora que já conhece um pouco mais sobre o cabo PP e sua utilização, já sabe em quais condições pode precisar dele.

Há e já ia me esquecendo é ideal para fazer extensão elétrica para utilização gerais.


Galera esse artigo foi mais para curiosidade em breve estarei criando novos artigos de ensinamentos da área da elétrica, confira outros artigos abaixo:

Comentários